Criar uma Loja Virtual Grátis

Riachão do Jacuípe 

Somos um município baiano, rico em cultura e recursos naturais, com potencialidades pouco exploradas. A população é de  43 mil habitantes e pouco mais, o clima é semiárido. A cidade fica a menos de 200 km de Salvador, na Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana. Nossos estudantes são recordistas em aprovação no Enem, vestibulares e concursos públicos, mas as oportunidades locais ainda são escassas. Quem nasce em Riachão do Jacuípe é jacuipense e há vários jacuipenses brilhando no campo do Direito, dos Esportes, das Comunicações, das Letras e da Vida Cotidiana. O time local, Esporte Clube Jacuipense, é nacionalmente conhecido. Conheça Riachão do Jacuípe! Aqui não faltam folclores e lendas, nem a apimentada política que divide opiniões em cidades típicas do interior, mas todos são muito amigos, no final.

 



ENTREVISTAS

ENTREVISTAS

23/08/2017

 

Adelson Ferreira

Riachão do Jacuípe, desafios e conquistas 

 

 

 

O secretário de Desenvolvimento, Adelson Ferreira (PT), originário dos movimentos populares e da Pastoral da Juventude, vem realizando um trabalho elogiável à frente de sua pasta, no Governo Municipal de Riachão do Jacuípe. Adelson é graduado em Administração, pela Universidade Estadual da Bahia. Nesta entrevista, ele fala sobre realizações e desafios e responde se voltará a se candidatar a cargo eletivo.  

 

 

Observatório Jacuipense – Sua pasta abarca um amplo leque de atribuições ou possibilidades. A que área você tem dado prioridade, dentro da Secretaria, e como as demais estão sendo contempladas?

 

Adelson Ferreira – Não há uma prioridade exclusiva, buscamos trabalhar e efetivar os serviços que são essenciais na nossa  área de atuação. Porém acreditamos no potencial da  Agricultura Familiar Sustentável  para buscarmos efetivar o desenvolvimento no campo, como também buscamos parcerias fundamentais na área da indústria, comércio e serviços que são também essenciais  dentro da proposta de trabalho  da secretaria, na busca pelo desenvolvimento do Município.

 

OJ – Quais são as limitações que a Secretaria encontra para cumprir sua função e como estão sendo superadas?

 

Adelson – As principais limitações são com pessoal; profissionais capacitados para exercerem  funções essenciais dentro de cada área específica, na secretaria.

 

OJ – Quais as conquistas da Secretaria, nesse governo e quais as metas prioritárias, nesse momento?

 

Adelson – São  várias conquistas até agora: Ampliamos o Programa Garantia Safra de 543 para 935 beneficiários, reorganizamos a Feira Livre da sede, construímos em parceria com a CAR, 5 novos açudes de médio porte, fizemos a limpeza de todos os açudes públicos, fizemos 1500 Cadastros (Ambiental Rural), realizamos o tão sonhado licenciamento ambiental das cerâmicas de Barreiros, colocamos em funcionamento todos os poços do Programa Água Doce, que estavam parados.

 

Houve melhorias na área da Barragem Grande, melhorias no ordenamento dos mercados de carne e cereais da sede, conquistamos o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, temos o Programa Despertar (programa de educação ambiental), em parceria com o SENAR, a construção de 236 cisternas de 16 mil litros, 4 cisternas escolares, de 52 mil litros, programa Dom Helder Câmara, (assistência técnica e extensão rural para 59 famílias), plantamos mais de 280 mudas de novas árvores nativas, na sede e em alguns povoados, e a meta é continuar avançando, buscando novas parcerias para o desenvolvimento.

 

OJ – Como você compara sua atuação no Legislativo e no Executivo e qual sua preferência entre as duas possibilidades? Você se candidataria a cargo político outra vez? Qual seria?

 

Adelson – São situações distintas, o Executivo me possibilita realizar, enquanto no Legislativo as ações ficam no papel. Como tenho perfil de executor, minha preferência é pelo Executivo. Eu me candidataria sim, acredito que naquele cargo em que eu possa contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do povo de nosso município.

 

OJ – De que forma a população pode participar e contribuir com o trabalho atribuído à sua pasta?

Adelson – A participação popular é fundamental para o desenvolvimento das nossas ações, e isso tem acontecido dentro da nossa gestão frente à secretaria, através da sociedade civil organizada que nos ajuda com orientações, sugestões e nas decisões que precisam ser tomadas para melhorar a vida da população.

 


 

2017-02-27

Baiana FM veicula entrevista reveladora com sub-procurador geral da República 

 

A coluna Link Cidadania, do programa Fala Comigo, da rádio Baiana FM, sediada em Riachão do Jacuípe, abordou na última terça-feira, 21, a questão dos procuradores que viraram celebridades, no Brasil, a título de acabar com a corrupção. Para corroborar a opinião manifestada no quadro, foi inserido o áudio de uma entrevista reveladora que o subprocurador geral da República, Eugênio Aragão, concedeu à TV universitária da ULBRA. Nessa entrevista, o sub-procurador afirma que seus colegas celebridades demonstram narcisismo, corporativismo e autoritarismo. Confira a íntegra da entrevista, no link: 

 

Sub-procurador geral da República desnuda o Ministério Público